segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Avante 2010

Na ressaca do Avante (ou antes dela) deparei-me com uma crónica do jornal Expresso chamada Aparelho de estado que vou ter que partilhar:

"A Festa do Avante "

Encontros imediatos do terceiro grau

"Vejo a Festa do Avante na televisão e não deixo de me comover com a quantidade de gente que, vivendo em Portugal, preferiria viver em Cuba, ou na China, ou no Vietname, ou no Laos, ou na não sei mesmo se não será uma democracia Coreia do Norte. Aquilo é coragem, da boa, tal e qual o domador que mete a cabeça dentro da boca do leão. Aplaudamos."

E a resposta com que muito me identifico (se bem que tamanha ignorância nem a merecia) créditos a JBCRosa:

"Sim, preferia viver em Cuba, apesar do embargo capitalista. Não, não preferia viver na China, com o seu híbrido esquisito de comuno-capitalismo. Se preferia viver no Vietname? Antes ou depois dos americanos e da sua fobia terem dado cabo daquilo numa guerra que, aliás, perderam.

Não preferia viver na Coreia do Norte pelo simples facto de que não vejo um pingo que seja de marxismo-leninismo lá.

Sim, é coragem. É a coragem de um povo e de uma classe trabalhadora que sabe dizer não ao roubo e à ameaça dos seus direitos. É um povo que não quer mais que a felicidade. É um povo que luta todos os dias por um mundo melhor. Enfim, é o povo comunista português que, quando o senhor se der ao trabalho de conhecer sem lançar essas diarreias verbais e clichés indignos de um jornalista ou de um cronista, vai ver que é muito mais do que Cuba, Laos, Vietname ou URSS.

Até lá, enquanto não se dignar vosselência a conhecer o comunismo no geral, e o PCP em particular, escusa de arrotar essas coisas a que chama textos e de responder a estas linhas."

mai nada...

Sem comentários:

Categories