quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Bom ano, não se estraguem muito

Baleação - Salvem as Baleias


Há um tempo atrás, quando iam à caça da baleia, não havia roupas de oleado. Por isso vestiam uma camisa de lã com uma jaqueta de cotim. Levavam sempre consigo uma bolsa de pano que chamavam mala do farnel. Quando rebentavam os foguetes, corriam como loucos para ver quem arriava primeiro o bote. Usavam uma caixa de madeira para pôr as malas, a fim de não molhar a comida.Partiam de manhã atrás da lancha, quando havia lanchas, porque nas Ribeiras chegaram a arriar sem lancha. Quando o vigia tirava um pano branco, a que se chamava o sinal, era porque tinham chegado ao local. Quando as baleias surgiam à superfície, o vigia punha novamente um pano branco e fazia sinais de fumo com uma fogueira. Era assim que comunicavam porque não havia outra forma de o fazer.Se havia vento, o bote navegava à vela e usavam as pás para ajudar ao andamento. Quando havia menos vento, remavam directamente à cruz do meio da baleia, que era no meio do rabo dela. Isto porque, se o bote cortasse o releitrão da baleia, ela pressentia-o. A canoa encostava a mais ou menos dois ou três metros dela. O trancador atirava o arpão por diante ou por trás do ampo. Quando a baleia levava com o arpão, atirava-se para o lado donde tinha levado a picada. Por isso é que o bote não se encostava mais – havia o perigo de ela quebrar o bote ou de o revirar.Iam no bote cerca de sete homens. Levavam-se duas caixas de linha, uma com duzentas braças e outra com cem. Tudo isto a baleia levava quando lhe enfiavam o arpão. Se fosse baleia grande, podia levar linha de dois ou três botes, porque uma baleia pode aguentar debaixo de água cerca de quatro ou cinco quartos de hora. Quando ela vinha acima, os tripulantes puxavam a corda para depois irem lançando na baleia até que ela começasse a deitar sangue pela venta. Quando se via o sangue, todos ficavam satisfeitos, porque estava prestes a morrer.Tudo isto era muito perigoso. Todas as baleias que se feriam, desatavam a uma velocidade de vinte ou trinta milhas por hora e tanto podiam dirigir-se para sul como para nascente ou para poente. E, nesse momento, ai do que apanhassem pela frente!Depois, faziam-lhe um buraco na venta, quando era só uma, ou no traseiro, quando eram duas ou mais, onde lhe enfiavam os estrapres com o carro de reboque para a rebocarem. Tempos houve em que as rebocavam a remos, quando não havia lancha. E era assim antigamente a caça à baleia.
SALVEM AS BALEIAS

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

The girl with the blue finger!

No passado Sábado uma das nossas colaboradoras sofreu uma lesão grave num dedo, por culpa de um balcão de bar mal intencionado, segundo a própria, a lesão causou uma anomalia cromatografica no referido membro, que tomou uma tonalidade azul.

Este fenómeno embora raro já está bem documentado tem dado origem até a um filme que acaba de estrear nas salas de cinema, a infecção alastra para todo o corpo criando até outras deformidades não existentes, temo portanto que Sena do Mar se transforme rapidamente num AVATAR:


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Porque é Natal...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

?!

Neste blog ninguém sentiu a terra tremer?!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tão fofinhos....



....não fazem mal a ninguém! LOLOLOLOL

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Festival de Sonhos

Já devem ter visto qq coisa sobre este site no Facebook e noutros sítios, ai pela web, mas para aqueles que ainda não sabem nada deste projecto, aqui fica o link para o site:



www.festivaldesonhos.com

Mesmo que não pretendam participar no passatempo individualmente podem registar-se para indicar uma instituição de apoio social ou votar nas instituições que já foram recomendadas por outros utilizadores. :)

Cada registo contribui com € 0,50 para um prémio especial que será entregue no final do passatempo à instituição que tiver mais votos.

Vaquinha

Não, não estou a tentar ofender ninguém...calma...:)
O espírito de Natal já me atacou, e por isso mesmo gostava de poder contar com a participação de todos, solicitando pequenas doações, de forma a podermos fazer uma Vaquinha (a tal) e comprar na Worten um GPS, mesmo que fraquinho e apenas com o Mapa Pt-Es (pelo sim, pelo não), e oferece-lo a este Senhor....
Tadito............

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Mais uma vez....

Soubemos ontem que a casa para onde fomos na passagem de ano do ano passado, já está alugada, voltámos a fazer novas pesquisas, porque nenhuma das que já tinhamos em vista estava disponível, por isso, agora seria uma boa altura para os interessados se manifestarem, de forma a sabermos se procuramos uma casa maior ou mais pequena!
Convém que digam agora e não na semana antes da passagem de ano, como é costume! Agradeço então que me digam qualquer coisa com a maior urgência!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Tomás e Dimas

Estes seres devem ter emigrado.

Cá para mim é o "ti Manel e Mestre Zé" que desapareceram há uns tempos da Venda da porca.



Enjoy

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Continuação...

Publiquei só o título sem querer... Estamos a pensar, em conjunto com os amigos do Porco Sujo repetir o plano do ano passado e juntar a malta toda! Já andamos a pesquisar casas, e há ainda a hipótese de ir para a mesma do ano passado, que não era nada má. Então o plano seria alugar uma casa por aí algures, de quinta (31) a domingo (3), e convinha saber mais ou menos quem são os interessados em ir e durante quanto tempo, para termos uma ideia de quantos somos. Assim sendo, agradecia que reflectissem sobre a matéria e dessem notícias com a maior brevidade possível.

PASSAGEM DE ANO: COMO É QUE É?

Categories