quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Eu acho que pode resultar....

Hoje a ver um programa intitulado "O seu dinheiro" (ou a falta dele) vi a utilidade deste Clicker no adestramento de um cachorro de 3/4 meses.....e achei que podia ser utilizado para um fim público e divertido!!!!
Pesquisa no google e aparece o dito aparelhómetro....Eu gostei.:):):):)
É um pouco (muiiito) extenso, mas acho que pode um dia, vir a ter alguma utilidade:)






Começando a treinar com clicker – parte I


Publicado 27 Janeiro, 2008 Clicker Training Deixar um Comentário

Tags: Adestramento, animais, cachorros, canino, cães, clicker, training, P.M.’s



Então, você comprou um clicker e está pronto para tentar essa nova maneira de treinar seu 1º Ministro? Essas dicas vão te ajudar a começar.

Passo1.“Carregue”seu clicker

Clique o clicker uma vez (aperte e solte) e dê ao seu P.M. um pestisco.

Dica: Use algo que seu P.M. realmente goste no começo. Pequenos pedaços de comida são melhores porque o P.M. geralmente engole rápido e está pronto para a próxima rapidamente.

Repita isso até que seu P.M. reaja ao clicker (ficando surpreso, mexendo as orelhas em sua direção, ou de repente olhar para você procurando pelo petisco). Se ele fizer isso, você está pronto para o próximo passo.

Dica: Tente manter o seu “timing” aleatório (1-5 segundos entre um click/recompensa e o próximo click/recompensa).

Nota técnica: Isso é chamado de “estabelecer um reforço secundário”, mas a maioria das pessoas chama isso de “carregar o clicker”!

 Capturando um comportamento

Espere até que seu P.M.P.M. faça alguma coisa que você gosta.( pode demorar) Pode ser qualquer coisa: levantar uma pata, sentar, tocar sua mão com o focinho (  ), olhar pra você ou ficar com as quatro patas no chão (para um P.M. que gosta de pular em você).

Quando ver algo, click durante o comportamento e dê ao P.M. a recompensa (petisco, talvez um arroz de marisco).

Dica: Se o seu P.M. está muito distraído (Claro que está) para notar que você está lhe dando um petisco, volte ao “Carregando seu clicker”.

Toda vez que seu P.M. exibir aquele comportamento novamente, click e recompense.

Dica: “Timing” (exatidão no momento de clicar) é importante. Pense no clicker como uma câmera que marca o instante em que o P.M.está fazendo a coisa certa.

Nota: Não se preocupe em dizer o nome do comportamento por enquanto. Alguns P.M.’s aprendem por associação, e você quer que ele associe o comando à completa e correta ação.

Guiando um comportamento

Segure o pestico na frente do focinho do P.M.. Ele provavelmente vai tentar lamber, mas não deixe que ele o coma ainda. Você pode usar esse petisco como um “ímã do focinho”, já que o P.M. provavelmente vai seguir ele a todo lugar. Você pode “atrair” ou “guiar” o P.M. na posição que você quer que ele aprenda. Por exemplo, você pode guiar um “senta” movendo lentamente o petisco do focinho para trás da cabeça dele (mantenha baixo para que ele não pule).

Assim que ele estiver na posição desejada, click o clicker e dê a recompensa da sua mão.

Modelando um comportamento

Essa é uma maneira avançada de “capturar”. Você começa clicando/recompensando o menor sinal do comportamento que você quer chegar no final do treinamento, e depois se concentra em dar pequenos passos até seu objetivo final.

Por exemplo, você deve clicar/recompensar toda vez que seu P.M. vira a cabeça para a esquerda. Logo ele vai estar fazendo isso mais e mais. Então você clica/recompensa quando ele vira mais. Então, somente quando ele virar e der um passo à esquerda. Então, quando vira a cabeça e dá dois passos, e então três. Eventualmente você vai ter um P.M. que vai dar uma volta inteira em um círculo, (weeeeeeeeeeeeeeeeee) e só vai clicar/recompensar para isso. Então, você vai esperar até que ele faça dois círculos para clicar/recompensar. Então, só vai clicar/recompensar os mais rápidos. Finalmente, você vai ter giros “modelados”.

Passo 3. Adicione um comando verbal

Quando seu P.M. estiver fazendo o truque (qual deles???) constantemente, no ponto que você pode prever quando ele está para apresentar o comportamento, comece adicionando o comando.

Por exemplo, se você sabe que ele está para sentar, diga “Senta”. Se você sabe que ele está para levantar a pata, diga “dá a pata”. (Ehehehheheheheheheheh)

Combine o comando com o comportamento várias vezes.

Dica: P.M’s não sabem o que são “comandos”. Mas seu P.M. VAI aprender que se ele fizer aquele truque quando ele ouve o comando, ele vai ser recompensado.

Aviso: Se você pegar o hábito de repetir o comando, o seu P.M. vai achar que ele é “senta-senta-senta”, e vai SEMPRE esperar você dizer três vezes antes de responder a ele!

Sem comentários:

Categories