quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Património Alentejano II (ou como quem diz, para não ser só bojardas )



No seguimento de uma posta - de pescada, obviamente, pois estamos em dominios aquáticos - sobre património, ou fastimónio, porque para muito boa gente é um fastio e só chateia, aqui ficam dois instantes de escavações que decorrem algures no interior alentejano tendo em vista o conhecimento e engrandecimento cultural de todos nós!
A 1ª 2ª fotos mostram o momento exacto em que se descobre uma espada em bronze com lâmina de 45 cm que pertençe ao espólio presente num enterramento de um indidviduo do sexo masculino sepultado no inteior de uma estrutura negativa, ou seja, fossa escavada no substracto calcário, datável do Bronze Final(aproximadamnete séc. X-VIII a.c.).

É provavel que o enterramento seja de um chefe guerreiro das comunidades residentes.

5 comentários:

Dr Telmo disse...

Essa do chefe guerreiro carece de maior fundamentação, porquê um chefe guerreiro e porque não um menino guerreiro!!

pieter disse...

Acho estes posts mt bons! Pk n fazes um blog apenas com coisas deste tipo? É uma área q n conheço bem mas parece-me q n existe mt coisa online e é um assunto mt interessante!

wallpurgisnacht disse...

ó Pieter, thanx por achares interessante! Não faço um blog destas coisas porque a maioria delas ainda não estão publicadas (isto, como vês, é foto tirada durante a intervenção arqueológica), as fotos que tiro são meras curiosidades pois não têm escala, nem indicam o norte, ou seja, não são fotografias consideradas ciêntificas. Bem, isto tudo para dizer que os relatórios destas escavações demoram a ser publicados, quando são, e muitas pessoas são extremamente sensiveis a divulgação geral, e isto é um blog aberto ao publico, das suas intervenções!

pieter disse...

A linguagem e conteúdos do teu post parecem-me correctos - n me parece q alguém fique sensibilizado, negativamente, por teres um espaço na net onde falas (de forma informal) de coisas relacionadas com o teu trabalho - até acho q ate poderia ser uma boa referência para o teu CV. Se conseguires criar um blog sobre estes assuntos com mt seguidores está a conseguir atenção para o teu trabalho. Isso é importante para a carreira de qq pessoa hoje em dia. Além de q tb é positivo para toda a gente pk estas a divulgar conhecimentos de coisas q de outra forma, se calhar, ficariam "encafuadas" em ambientes mt especificos (ex. académicos, etc.) :)

pieter disse...

Isto deveria automáticamente assumir q eu estou interessado neste assunto e enviar-me updates para o meu e-mail > agora é q descobri q tenho de clicar para isso... bof! os blogs são giros mas já estão a ficar ultrapassados > as redes sociais são mais prácticas e rápida > experimenta o facebook > é mt diferente do Hi5 / dá para fazer o mm q um blog mas com mts mais opções

Categories