segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Há... mas são verdes!!!

Não existe trabalhador mais desprotegido que o trabalhador dito "independente" a recibos verdes.

Não temos direito a férias, a estar doentes, licenças
maternidade/paternidade, etc... não recebemos subsídios de qualquer ordem (baixa, desemprego, maternidade, etc.), não temos uma inspecção geral do trabalho que nos informe ou apoie (é só para os trabalhadores dependentes), recebemos ordens de todos e temos horários para cumprir como todos.

Somos obrigados a pagar todos os meses a segurança social, mesmo que
fiquemos 5 meses sem receber um tostão. Somos obrigados, no final da
prestação do serviço, a entregar o recibo verde em como recebemos
(segundo a lei) mesmo que não tenhamos recebido - o único elemento de
prova que temos em nosso poder que nos serve de garantia de
recebimento ou não - irónico não é?! Se as empresas não nos quiserem
pagar (e existem muitas assim) para as finanças, quem está em falta
somos nós, os trabalhadores independentes que prestaram o serviço, não
receberam mas também não prestaram contas desse serviço (quer tenham
ou não recebido).

Por tudo isto, peço-vos, assinem esta petição, mesmo que não resulte, pelo menos tentámos...

http://www.petitiononline.com/recverde/petition.html

19 comentários:

Anónimo disse...

Coitadinho do menino, nunca deve ter trabalhado um ano completo e ainda quer subsídio?! É por isso que a merda do nosso país não evolui. Trabalhamos 3 meses e queremos um ano de subsídio... Desse jeito vamos longe, mas bem longe da evolução. ACORDA PARA A VIDA CHAVALO, ISSO NÃO VAI DAR EM NADA.

Anónimo disse...

desculpa la, mas a petição do sr tobias nao é so para ele....é para todos os recibos verdes que se fartam de trabalhar ha anos e sem direitos nenhuns!!!
"o povo unido jamais sera ouvido" deve ser o lema do sr anonimo.

Tobias Saraiva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tobias Saraiva disse...

Ouve lá ó anónimo, nem sei se mereces resposta porque não sei com quem estou a falar...

Mas ó rapaz, ou rapariga, em que parte do texto é que eu peço um ano de subsidio??? Para mim nem peço nada, peço que sejam justos e que na merda do sócio capitalismo em que vivemos pelo menos respeitem os direitos das pessoas.

Tu deves gostar de estar 3 meses sem receber, ou de cumprir todos os dias um horário como qualquer trabalhador da empresa, mas não teres direito a férias, baixa, subsidio de natal, etc... já para não falar que se tiverem que cortar nas despesas é óbvio que cortam no freelancer fictício.

Eu não me estou a armar em coitadinho, tento apenas chamar a atenção para um assunto que acho absurdo e que torna instável a vida a uma exorbitância de pessoas a acrescentar àquelas que se encontram inscritas no desemprego, que andam a tirar uma formação para ocupar o tempo porque visto que acabaram o curso e não têm trabalho, ou mesmo as que recebem o ordenado ou rendimento mínimo... E é por tudo isto e pessoas como tu que, como dizes, "a merda do nosso pais não evolui"...

Para a petição estou-me a cagar, é óbvio que não vai dar em nada, no entanto é sempre bom, colocar mentes mais ocas a pensar nisto de vez em quando.

um beijo e um queijo ó anónimo.

Anónimo disse...

Logo tu o Tobias, a falar de emprego, de cumprir horários... Deixa isso para as pessoas que trabalham de verdade!!! Eu não percebo como uma pessoa que nunca fez nada pela puta da vida, que vive as custas dos pais, que passa dia após dia a fumar ganzas... Tu ainda queres falar de trabalho?? Diz me o que é que tu sabes sobre isso???

Anónimo disse...

realmente acusar as pessoas e nao se identificar é de uma cobardia medonha!!!!
Ja agora se tu te identificasses podíamos ficar todos a saber que sabes tu de trabalho ....

Anónimo disse...

Eu sei quem é o anónimo, mas não digo, adm. usem um adress IP hunter.
Stag 459937847.
Vão mas é trabalhar, façam qualquer coisa de util para a sociedade. Barrigadas de rir.

pieter disse...

Bemmmm... Grande luta esta dos recibos verdes!

Para situações em que a entidade empregadora, se esquiva a formalizar contratos de trabalho, quando tem necessidade efectiva de quadros permanentes, obviamente que a escolha de recibos verdes é perfeitamente incorrecta.

Contudo, se é para suprir uma necessidade temporária e de curta duração, é a única opção q mts empresas realmente tem, de resolver um problema, sem criar outro.

A formalização de um contrato de trabalho é um investimento muito grande para uma empresa - tanto em termos de custos directos (ordenado liquido do funcionário + tudo o que tem de pagar ao estado), como indirectos (tempo gasto no recrutamento, formação, acompanhamento e avaliação do empregado).

Não sou contra os recibos verdes, sou contra algumas das regras utilizadas (é perfeitamente idiota ter de pagar ao estado, qd não se teve nenhuma receita) - mas atenção, nas empresas tb se passa isso em certos casos: qd é emitida uma factura, mesmo que não se receba do cliente num determinado prazo, tem de se pagar IVA.

IVA q não se recebeu...

Que grande buraco! Especialmente qd é o estado que tem de pagar e não paga!

Agora, se uma empresa se atrasa a pagar algo ao estado... ai ai ai Tá o caldo entornado!!! Juros e multas para cima das empresas!

Acho q o estado tb devia ser multado!!!!

Resumindo, não acho q se deva acabar com os recibos verdes. Deve-se é melhorar bastante a lei para ninguem ficar a perder. E penalizar gravemente empresas que usem os recibos verdes como forma de "falsa" contratação.

Lado positivo dos recibos verdes. Pode-se descontar imensas coisas no IRS que um trabalhador independente n pode.

Se organizarem bem as vossas despesas e tiverem alguma prespicácia, ainda ganham algum dinheiro com o processo.

Claro que dá mt mais trabalho do que ser um trabalhador depende, não é? ehhehe

É aqui q a porca torce o rabo. Toda a gente quer ser trabalhador dependente! E que tal começarem a montar os vossos negócios?

Custa um bocado, é verdade, mas a gratificação é mt maior. E potencialmente as receitas tb.

Cheers!
...

ps. Não sei se é possível, mas acho q não se deviam permitir comentários anónimos.

Tobias Saraiva disse...

Mas ó anónimo, isso é só embirrância ou qual é a parte que ainda não percebeste??? pelos vistos conheces-me bem, infelizmente não posso dizer o mesmo, mas conhecendo-me bem, sabes que eu desempregado ou a trabalhar, a fumar ganzas diariamente ou a beber leitinho com torradas não deixo de me bater por aquilo que acredito ser justo, agora se quiseres continuar a embirrar pelo menos assina, ou se me conheces assim tão bem, manda mail..

wallpurgisnacht disse...

Ui, ui, eheheh
Eu bem me parecia que isto andava a correr muito bem porque as pessoas se conheciam e podiam falar e, até, discutir os assuntos saudavelmente, mas, a net tem destas coisas. Tanto serve para ver a colega gira em foto de banho no hi5 como para se mandar postas de pescada sob anonimato! Da minha parte não falo com fantasmas... Apoiado, ó Pieter, comments anónimos é para descartar, especialmente quando se fazem ataques pessoais!
..........
Now, vamos ao que interessa, o belo do recibo verde! Para dizer a verdade, nem sei por onde começar. Esta "maravilha", tal como muitas outras em que nos vimos embrenhados actualmente, começou com o Sr. Cavaco e no final dos anos 80 e inícios da década seguinte. Na altura, era algo que muitas das pessoas que estavam sujeitas a este esquema até se orgulhavam, naquela do "eu não tenho patrões"!
Claro que neste sistema neo-liberal, capitalismo desenfreado, ou simplesmente "cada um que se oriente" toda gente (empresas) acharam que utilizando esta benesse não iriam ter quaisquer encargos e assim potenciar lucros e com poucas ou nenhumas obrigações para com os trabalhadores, agora, prestadores de serviços.
Mais uma vez concordo com o Pieter (e isto sim, é preocupante ehehe) se forem utilizados para cargos temporários e muito especificos, não sou contra o princípio do recibo verde, mas todos sabemos que não é isto que se passa!
Neste momento, o recibo (que nem é bem verde) é apenas uma maneira muito manhosa de um DESEMPREGADO fazer uns biscates, mesmo que esse desempregado tenha que cumprir horários, desempenhar todas as funções de alguém do quadro (com viatura própria, despesas decorrentes da actividade e TODOS os acessórios ou ferramentes indispensáveis), e ainda têm a pouca vergonha de lhe pedir, exigir, que "vista a camisola da empresa". Bonito serviço, né? Depois venham-se queixar que há gente que prefere ficar 1 ano sem fazer nada e receber o subsídio de desemprego. ups, pois é pá, os gajos do recibo verde nem a isto têm direito!!!!
Da parte de uma pessoa que NUNCA viu outra coisa que não seja recibo verde, tenho a dizer ao Pieter (não dá pa concordar em tudo ehehe) que para sacar dinheiro no IRS ou pagar menos IVA tens que saber muito de fiscalidade e esperar que nas repartições de finaças ninguém te dê informações erradas.
Mas o que mais me irrita nos recibos verdes é uma coisa que alguém que esteja nos quadros, ou mesmo a contrato temporário, não pode entender, chama-se INSTABILIDADE e INSEGURANÇA.
hasta

pieter disse...

:D Ora viva Sr. W!

Falo por experiência pessoal. Tive 4 anos a recibos verdes, qd comecei a trabalhar e pah, n me correu nada mal.

Qt a ter informação, não é preciso ser especialista na matéria, nem ir às finanças. Com calma e paciência, podemos encontrar informação na net ou consultar colegas e amigos com conhecimentos na área (n conhecem ninguém que trabalham nas finanças? ehhehh).

Deixo-vos aqui uns sites sobre recibos verdes e com conselhos interessantes para gestão financeira pessoal:

http://www.e-contas.com/blogs/mariaproiete/
http://www.recibosverdes.net/
http://lms.ispgaya.pt/?id=207
http://carteira.pt/
http://www.portal-gestao.com/

Espero ter ajudado.

Relativamente a situações abusivas com os recibos verdes. Posso tentar ver com uma amiga minha que é advogada, quais as acções que podem ser tomadas pelos trabalhadores nestes casos.

Cheeeersss!

Unknown disse...

vá lá toda a gente a assinar a merda da petição, é que alguns de nós não têm outra alternativa se não trabalhar a recibos verdes e é disso que trata o post (não é do subsidio de desemprego do tobias).

quem não tem COLHÕES para escrever o nome não devia ter "DIREITO DE ANTENA"

wallpurgisnacht disse...

NOTICIA DE ULTIMA HORA.
Um colega espalhou-se agora mesmo, deve ter 1 dedo fodido, mas como é gajo do quadro tem SEGURO de trabalho!Ou seja, este colega vai ter direito a cuidados médicos, baixa e outras "paneleirices" né?Eu também tenho, mas sou EU que o pago, mas de todas as maneiras não teria direito a baixa...........eu seja, todos os dias, ou meses que fica-se em casa ficava sem receber!
Viva os recibos verdes e a desresponsbilização patronal e estatal dos trabalhadores e cidadãos.
Acho bem, de qualquer maneira, mais dia menos dia o estado só serve para nos cobrar impostos e prender.
como diz o Tobias "continuação de bom tempo".

Anónimo disse...

É isso ai pessoal, temos que acabar com a merda dos recibos verdes e já!!! Vamos assinar a petição, pode até não dar em nada, mas ao menos tentamos. Chega de EXPLORAÇÃO!!!

x disse...

Oh pieter... a tua amiga advogada também trabalha a recibos verdes!

pieter disse...

ahahahahah

pieter disse...

Então e qual é a tua opinião, nesse caso? :D

x disse...

A minha opinião mete muitos palavrões pelo meio!

Anónimo disse...

Os recibos nem são verdes, são azulados... o post podia chamar-se "Há... mas são azulados!!!"

Mas se calhar n ficava bem ;)

Fiquem vcs bem.

Categories